Postagem em destaque

O Ato da Criação - Big Bang

O Ato da Criação Quando nos deparamos com nós mesmos, uma introspecção que, g eralmente, vem acompanhada com a idade, é comum ficarmos faz...

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O QUE É REALIDADE ?

Desde o final do século passado (Sec. XX), em 1999, o filme de ficção científica “The Matrix”, estrelado por Keanu Reeves, tem suscitada a atenção das pessoas comuns para um tema subjetivo que, quase sempre, tem sido colocado somente no plano dos ditos iludidos, existencialistas, ou sonhadores.

O que é a Realidade?

Bem. A princípio, consideramos como realidade a tudo o que é, ou a tudo o que existe. E seja este tudo percebido ou não pelos nossos sentidos, seja acessível ou não pela ciência, pela filosofia ou por qualquer outro tipo de processo analítico a que venhamos considerar. Realidade é aquilo que é real, é aquilo que existe.

Mas o que é que existe? Se eu pego um livro em minha biblioteca, aquilo existe, então, com toda certeza, o livro faz parte da realidade. E naquele livro têm várias páginas feitas de papel, e, consideradas individualmente, essas páginas também existem. E, ainda, nessas páginas tem uma série de símbolos gráficos, são letras, números, e até desenhos. E isto é feito com tinta de várias cores, que, com certeza, também existe. A tinta existe, as páginas existem e, desta forma, o livro existe.

Aquela tinta, naquelas páginas, forma alguma coisa, um conjunto de símbolos que forma uma história. E eu sei que ali tem alguma história, eu tenho consciência disto, eu sei de alguma forma, que ali tem algum conhecimento subjetivo, mesmo que eu não saiba que conhecimento seja este. Ali existe uma história, então isto é algo, isto é real, então faz parte da minha realidade.

E inicio a interpretação daqueles símbolos, cada subconjunto formando palavras, formando frases, formando uma mensagem. E eu interajo com aquilo, eu uso da minha imaginação e me conscientizo daquela história. Tento comparar aquilo que interpreto com os conhecimentos que já possuo, mas não encontra nenhuma similaridade. Aquilo é só uma ficção, alguém deve ter inventado aquela história, aquilo não é real.

Mas como não é real? Realidade não é tudo que é? Realidade não é tudo que existe? E, se aquela história existe de fato, então ela, a história, é mesma real; a informação é real. Agora, os fatos que ela descreve é que podem não ser reais.

Neste caso, podemos dizer que realidade é só uma informação, mesmo quando não esta informação é interpretada por nós. A face metálica de um DVD virgem aparenta ser igual à face de um DVD gravado. E o mesmo acontece com uma fita magnética virgem e uma gravada. Ali também existe alguma coisa, uma informação que é real, algo que faz parte da realidade, e somos nós que não conseguimos ler aquilo, nós não conseguimos perceber aquilo.

Bem! Levando em conta tudo que foi dito anteriormente, agora podemos afirmar que a questão inicial “o que é a Realidade?” fica bem fácil ser respondida. Ora, realidade é... Ih! Deu branco!

O que é mesmo a Realidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário